Domingo 25 de Setembro acontece o Moçambique Day ´11, segunda edição do consagrado evento realizado pela primeira vez no ano de 2010. Em comemoração ao mês dedicado à Limpeza de Praias, Máres, Rios, Lagoas e demais fontes hidrográficas, o Moçambique Day quer se fixar a cada ano como uma evolução dos já existentes Cata-lixo; ações de limpeza de praia que fizeram o nome da Associação de Surf do Moçambique ganhar espaço dentre as atividades de proteção, preservação e conservação de ambientes de fauna e flora marítimos e terrestre, dentro da Ilha de Santa Catarina.

Com parceria entre a Fundação do Meio Ambiente – Fatma e a Polícia Ambiental, o evento pretende repetir a dose dada ano passado, para promover o pleno desenvolvimento do surfe, das atividades ecológicas, do mutirão participativo e da confraternização pelo desenvolvimento do ser-humano.

O evento começa a partir das 8h da manhã, com o surfe-treino oferecido a todos que queiram avaliar sua performance nas ondas do Moçamba e as inscrições estão abertas aos participantes que recolherem 3 sacos de lixos cheios, com resíduos recolhidos ao longo da praia, restinga e duna. Atletas amadores e profissionais, surfistas casuais, pessoas de quaisquer gênero e idade estão convidados a participar desta limpeza neste domingo de consciência, atividades esportivas e educação ambiental.

A Fatma trará mais informações sobre os processos de Uso Emergencial da Praia do Moçambique e Parque Estadual do Rio Vermelho/ Paerve – unidade esta administrada e fiscalizada pela Fatma – para o verão 2011/12. Esta iniciativa já pode ser considerada uma prévia do plano de Manejo do Paerve que está por vir, durante os próximos meses.

A Polícia Ambiental vai trabalhar a educação ambiental também, promovendo o já iniciado Curso de Formação de Protetores Ambientais que capacita crianças do Ensino Fundamental sobre o desenvolvimento de uma Unidade de Conservação e seu bom uso, perante a comunidade de entorno e demais usuários.

Uma prancha MB Surfboards está sendo rifada ao custo de R$ 5,00 a ficha, onde o interessado poderá adquirir a sua rifa na hora do evento também ou entrando em contato com associacaodesurfdomocambique@hotmail.com e fazendo seu pedido.

A Missão Surfistas de Cristo é a outra parceira fiel dos eventos da ASM e fará parte das atividades do dia, com a escolinha de surfe, primeira na Praia do Moçambique, idealizada em parceria com a ASM, à disposição do Moçambique Day ´11.

A Praia do Moçambique e Parque Estadual do Rio Vermelho contam com sua participação, para que juntos continuemos na missão de proteger, preservar e conservar as belezas naturais que ainda restam em nosso Planeta.

O Moçambique Day ´11 é um realização da Associação de Surf do Moçambique, com o patrocínio da MB Surfboards, Bully´s e Hibisco Imagem Visual, apoio do Parque Estadual do Rio Vermelho, Polícia Ambiental e Missão Surfistas de Cristo e divulgação waves.com.br, maurioborges.blogspot.com, associacaodesurfdomocambique.wordpress.com e clicorama.wordpress.com.