1º Vagner Aires (branca); 2º Pedro Junior (amarela); 3º Rodrigo Franzoni (preta); 4º Gugo Perim (vermelha)

Depois de alguns esquecimentos e punições para atletas atrasados, que não cumpriram com seus compromissos, deu-se início ao Circuito ASM Surfe Treino EcológicOut/Nov/Dez 11. De uma lista de 15 nomes reservados, somente quatro surfistas estavam aptos a participar desta primeira etapa, porque se fizeram presentes no horário marcado, às 8h, na Praia do Moçambique, para juntos com a organização, escolherem a melhor condição, que poderia ser ali da entrada da praia, no primeiro ponto de encontro, até onde se chegasse a um consenso.

As ondas quebraram entre 3 a 4 pés, leste/sudeste e um vento nordeste iria rebojar ao longo do dia todo. Conselho Técnico e participantes presentes – surfistas Gugo Perim, Vagner Aires, Pedro Junior e Rodrigo Franzoni – aguardavam a chegada dos demais surfistas listados, entre eles Fabiano Lopes (BiCampeão dos Moçambique Day 2010 e 2011) Yhorran Gabardo e Webiston Ferreira ( Missão Surfistas de Cristo). “ Esperamos até às 9h30, então decidimos criar uma forma de punição aos atrasados e outra de valorização aos presentes, para tentarmos sermos o mais justos possíveis, até com nós mesmos. Valorizamos os 4 presentes, que tiveram a paciência e decência de aguardar uma hora e meia pelos demais, e os colocamos na água, fazendo valer essa primeira etapa e pontuá-los no ranking, por considerarmos à importância do compromisso”, explica Gallo, Conselheiro de Prova e interino no Conselho Técnico da ASM.
Para os atrasados restou assistir à bateria que estava na água e aguardar pela próxima etapa a ser realizada no dia 26 de Novembro de 2011, sem ao menos pontuar os mínimos 5 pontos, para os colocados da 5ª a 20ª posição . “ Infelizmente tivemos que tomar essa atitude, mas por outro lado fomos muito felizes, porque nos posicionamos a favor do justo. Os atrasados compreenderam e refletiram sobre seus erros e parece que isso vai causar uma rivalidade saudável entre os futuros participantes, porque terão que buscar pontos importantes, para as conquistas do título de Campeão do Circuito ASM Surfe Treino EcológicOut/Nov/Dez 11 e da prancha zero milhas”, esclarece Macarrão, responsável pelas inscrições e colaborador no Conselho Técnico.

Gugo Perim, Vagner Aires, Pedro Junior e Rodrigo Franzoni fizeram então a única disputa desta primeira etapa e já levam boa vantagem rumo ao título. Numa bateria bem equilibrada, com boas manobras sendo realizadas, a liderança trocando a cada onda, a batalha de 30 minutos acabou com a seguinte classificação, ranqueando seus participantes:

Final

1º Vagner Aires (camiseta branca);

2º Pedro Junior (camiseta amarela);

3º Rodrigo Franzoni (camiseta preta);

4º Gugo Perim (camiseta vermelha).

Ranking Circuito ASM Surfe Treino EcológicOut/Nov/Dez 11

1º Vagner Aires – 40 pontos

2º Pedro Junior – 30 pontos

3º Rodrigo Franzoni – 20 pontos

4º Gugo Perim – 10 pontos

O Circuito ASM Surfe Treino EcológicOut/ Nov/ Dez 11 é uma realização da Associação de Surf do Moçambique.